Prepare-se para três dias de turismo no Chile, em uma viagem da capital ao litoral central
FONTE: https://www.latamairlines.com/
O Chile é um destino que oferece centenas de panoramas, desde um inesquecível deserto no Norte à vegetação mais verdejante no sul. Porém, hoje trazemos um roteiro incrível que vai levar você a curtir a zona central deste país privilegiado. O que você deve levar para aproveitar este passeio? Bem, coloque na mala sapatos confortáveis, roupas leves, um casaco e protetor solar. Quer saber um segredinho? Este roteiro também incluirá degustação de vinhos, então prepare-se!
Dia 1: Santiago e seus muitos encantos
O passeio começa na capital chilena, onde te levaremos a viver uma experiência totalmente imersa no que Santiago tem de mais característico. Comece o dia cedinho com muita energia no Parque Metropolitano subindo o Cerro San Cristóbal, ponto de encontro dos amantes do esporte e da vida saudável. Este morro fica 1.180 metros acima do nível do mar, e você pode subir a pé, correndo, de bicicleta ou de teleférico, em um percurso de aproximadamente quatro quilômetros. Ao chegar ao topo, você pode comer uma típica empanada de carne como café da manhã ou se hidratar com um “mote con huesillo” bem gelado, deliciosa bebida típica do Chile preparada com pêssegos desidratados e mote (trigo descascado cozinhado fresco) na água com açúcar e canela.
Saindo do Parque Metropolitano e aproveitando o fato de estar no centro da cidade, não perca a oportunidade de visitar os bairros culturais de Bellas Artes e Lastarria, onde a excelente gastronomia se une à charmosa arquitetura histórica. Em Lastarria você encontra várias opções de restaurantes, não só de culinária chilena, mas também italiana, árabe, asiática e peruana, entre outras. Após o almoço, faça uma caminhada pelo arborizado Parque Florestal, um enorme parque urbano de 17 hectares que liga os tradicionais bairros de Providencia, Santiago e Recoleta. Este parque estava localizado nos jardins do Museu de Belas Artes e é atualmente um importante ponto de encontro.
O dia termina nas comunas de Providencia e Las Condes, as mais movimentadas de Santiago. Conectando essas duas comunas (bairros), você encontra o famoso arranha-céu Costanera Center, o mais alto da América do Sul com 300 metros de altura, desde onde poderá admirar a maravilhosa vista de 360° da cidade. Recomendamos visitá-lo durante o entardecer, para que você possa curtir o espetáculo incrível do céu de Santiago ao pôr do sol, que geralmente é tingido de intensas cores vermelha, laranja e lilás.
2 – A rota do Vinho
O Chile é reconhecido principalmente por ser um dos maiores produtores de vinho da América do Sul. A produção de vinho chileno remonta ao século XIX. É por isso que existe toda uma atividade comercial e turística por trás da produção de vinho que vale muito a pena conhecer, como os passeios pelos vinhedos.
Na Rota 68 (a estrada que liga Santiago à região de Valparaíso), você pode encontrar várias opções, como Viña Veramonte, localizada no sopé da Cordilheira da Costa, no distrito de Casablanca. Este vinhedo foi inaugurado em 1989 e possui 2.500 hectares de terra. Vinhos de clima frio, como os deliciosos Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc são produzidos aqui. Para fazer passeios nesta vinícola e conhecer a sua história, processo de produção e degustar os seus produtos, é necessário reservar com antecedência. Você pode fazê-lo aqui.
Se você prefere os vinhos espumantes, o vinhedo Casa Valle Viñamar é a opção ideal. A Casa é conhecida como “a casa dos espumantes”, devido à sua especialidade neste tipo de vinho. Também está localizado no município de Casablanca, na Rota 68, e oferece um tour mais refrescante. Além de conhecer os processos de vinificação, aqui você poderá saborear a deliciosa culinária chilena oferecida pelo restaurante Macerado Bistrô, que harmoniza seus ótimos pratos com espumantes produzidos no mesmo vinhedo. Reserve aqui a sua visita à Casa Valle Viñamar.
Dia 3: Praias e cores
O terceiro e último dia deste itinerário é para curtir a praia. Depois de passar um dia 100% urbano em Santiago e visitar os vinhedos de Casablanca, você deve continuar pela Rota 68 em direção a Valparaíso, a cidade portuária que foi declarada patrimônio da humanidade. Valparaíso é conhecida por suas mais de 40 colinas e por ser o principal porto marítimo do país. É uma cidade muito rica em cultura, onde cercado pela brisa do mar e pelo canto das gaivotas você pode se apaixonar por suas tantas manifestações artísticas.
Comece o dia percorrendo Cerro Cárcel, Cerro Concepción e Cerro Alegre, os mais turísticos de Valpo (como a cidade é comumente chamada). Nestas colinas, você poderá encontrar feiras de artesanato, observar murais coloridos feitos por artistas locais, admirar a insólita arquitetura da cidade, apreciar a melhor vista da cidade e claro, saborear os mais deliciosos pratos do porto ou da cozinha internacional.
E é claro que estando no litoral central, você precisa passar um dia descontraído na praia. O melhor é ir para Viña del Mar, especificamente para Reñaca, onde pode se deitar ao sol em um animado ambiente à beira-mar. As praias de Reñaca estão divididas em cinco setores, sendo os setores 4 e 5 os mais recomendados. Nesses espaços vai poder aproveitar a mais fresca cozinha marinha, onde se destacam o ceviche, o salmão grelhado, o mariscal (coquetel de frutos do mar) e a paila marina (uma deliciosa sopa com todos os tipos de frutos do mar que você puder imaginar).
Para fechar o dia com chave de ouro, nada melhor do que ir ao famoso cassino Enjoy Viña del Mar, local onde foram realizadas as mais importantes galas do Chile, como o tapete vermelho do Festival de Viña del Mar.
DESEJA CONHECER O CHILE? ENTRE JÁ EM CONTATO COM A MACAE TURISMO (22)99227-3156
www.macaeturismo.com.br