Postado em 13:08h em Histórias de Macaé por Ana Paula
Quem passa por Macaé consegue avistar no horizonte o ponto mais alto da cidade: O Pico do Frade. A beleza natural da pedra pode ser vista do litoral macaense, e no passado foi referência para muitos navegantes.
Pico do Frade, Macaé/RJ. Foto: Ana Chaffin/Prefeitura de Macaé
Localizado na Serra dos Crubixais, o Pico do Frade é o ponto mais alto do município de Macaé. Em diferentes publicações sua altitude varia entre 1750m a 1429m. Está localizado a 13 quilômetros de Glicério e a 56km do centro urbano. Faz limite entre as cidades de Trajano de Morais e Conceição de Macabu.
É constituído de duas formações rochosas: a maior é a Pedra do Frade, e a menor, localizada em seu lado norte, denominada por seus desbravadores como Pedra do Paulo. A região do pé do pico é coberta por densa floresta tropical adulta, apresentando em seu interior além de bela e variada flora, um grande número de animais selvagens.
Pico do Frade. Macaé/RJ. Foto Prefeitura de Macaé
A via normal do Pico do Frade foi conquistada em 1949, sendo essencial o uso de equipamentos de escaladas para chegar ao cume.
“Aos vinte e sete dias de fevereiro do ano de 1949, às 11 horas e quinze minutos, o cume desta montanha foi pela primeira vez pisada pelo homem. Foram autores (…): Hamilkar Reigas, Ricardo de Menescal, Lauro Ferreira Fritz Schmit, Henrique Limberg que fizeram tremular vitoriosa, neste local, a flâmula do CLUBE EXCURSIONISTA CARIOCA.” (Retirado do Livro do Pico do Frade – 1949)
A ORIGEM DE SEU NOME PODE SER CONSTATADA NO TRECHO QUE SE SEGUE ABAIXO:
(…)e pouco distante das fraldas do Frade (Hé um Pico assas elevado sobre huma Serra com altura muito superior aos maiores da sua vezinhança; quaze está rebaçado de névoeiro. Tem semelhança de hum Frade de joelhos com o Capêllo na cabeça e d’aqui lhe vem o nome. Os Mareantes da Costa Olhão para elle com dependência).” (Couto Reys, 1785) A Conquista.
Fonte: Solar dos Mellos
Veja mais: Acesse aqui o vídeo da caminhada e da escalada ao Pico do Frade, de Macaé.
Até o próximo Macaé Minha Terra Querida – Histórias e Curiosidades!
Gosto muito